quinta-feira, 14 de maio de 2015

Você sabia?

Boa tarde!

Achei um site bem interessante que mostra uma reportagem com 8 curiosidades sobre a construção de Brasília, resolvi então compartilhar com vocês. Até porque é sempre bom sabermos algo novo sobre a nossa linda capital:

  - Muito antes dessa ideia pensar em tornar-se realidade, no século XIX, o padre italiano José Don Bosco, no dia 30 de agosto de 1883, sonhou ter visto uma terra rica e próspera situada nas proximidades do lago onde hoje encontra-se Taguatinga, o que acabou sendo interpretado como uma visão profética. A voz lhe disse: “Quando se escavarem essas minas escondidas em meio a esses montes aparecerá aqui a terra prometida que jorra leite e mel. Será uma riqueza inconcebível”. Depois canonizado, o padre tornou-se padroeiro de Brasília.

  -  Oscar Niemeyer, grande nome de nossa arquitetura, era antes da construção da Capital estagiário do urbanista e amigo do presidente Lúcio Costa, responsável pelo planejamento de  Brasília, eleito entre 41 propostas. Depois de passados anos, Juscelino o elegeu como arquiteto responsável, sendo hoje impossível pensar Brasília sem nos lembrarmos do arquiteto, já que foi ele quem construiu todos seus edifícios públicos.

  -  Burle Marx, artista plástico, arquiteto-paisagista paulista que projetou o paisagismo de conhecidos lugares como o MAM/RJ (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro) e também do Conjunto arquitetônico da Pampulha, às margens da lagoa, de Belo Horizonte, foi nesse quesito também responsável pelas obras de Brasília.

  -  Poucos se lembram daqueles que com o esforço de seus braços ergueram Brasília; em sua maioria trabalhadores itinerantes oriundos do nordeste brasileiro, que sofria à época com uma seca acentuada. Entre eles, dois morreram soterrados durante o trabalho, Expedito Xavier Gomes e Gedelmar Marques. Em homenagem a eles foi criada um monumento que pode ainda ser visto na Praça dos Três poderes.

   - Apesar de a planta da cidade ser quase sempre comparada ao desenho de um avião, para o seu planejador, Lúcio Costa, ela teria um significado diferente: “Ela nasceu do gesto de quem assinala um lugar ou dele toma posse: dois eixos cruzando-se em ângulo reto, ou seja, o sinal da cruz.”

   - O planejamento original de Brasília previa que em 2000 haveria lá uma população de 500 mil pessoas. Naquele ano, o número já havia chegado a mais de quatro vezes essa quantidade.

  -  Para entender o planejamento da Capital, é importante saber que o eixo-norte-sul possui a função de tronco circulatório, apresentando pistas de alta velocidade que são cruzadas por outras laterais menores que distribuem o tráfego para os setores residenciais. Enquanto isso, no eixo leste-oeste concentram-se os centros administrativos e os setores comercial, cultural e de entretenimento.

   - Várias expressões artísticas tiveram como tema a construção de Brasília. Entre elas, estão as música “Brasília”, de Jackson do Pandeiro, “Brasília, Sinfonia da Alvorada”, de Antônio Carlos Jobim (melodia) e Vinícius de Moraes (letra), feita a pedido do presidente; o curta-metragem “Fala, Brasília”, de Nelson Pereira dos Santos e o conto “As margens da Alegria”, de Guimarães Rosa.


Fonte: 8 Curiosidades sobre a Construção de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário