sexta-feira, 24 de abril de 2015

Prenda-me se for capaz

     Nesta semana tivemos o prazer de assistir um filme fantástico de Stven Spielberg, "Prenda-me se for capaz". E pra alegria de nós, estudantes de arquivologia, ver documentos como o centro do filme foi uma experiência no mínimo excitante! kkk
Agora vamos ao questionário:

a) Quais são as soluções diplomáticas, por parte do estelionatário e pela polícia, possíveis de notar durante as ações do filme?

O filme se passa sempre focado em documentos fraudados, tanto por parte do Frank, que tenta falsificá-los, quanto por parte do policial, que tenta descobrir as falsificações. A diplomática auxilia nos dois casos, pois tanto para falsificar, como para descobrir a fraude, é necessária uma visão diferenciada do documento, analisá-lo em suas mínimas características extrínsecas, intrínsecas e sinais de validação. Desta forma, a diplomática é a chave para ambos os lados, pois estuda exatamente o documento de tal forma que é possível discriminá-lo como autêntico e verídico ou falso.


b) Se você fosse o policial encarregado de investigar Frank Abgnale Jr, contrataria Daniella Larcher para trabalhar na equipe? Por que?

Se fosse um policial que trabalha basicamente com fraudes bancárias, mais especificamente com fraudes em cheques, eu contrataria uma especialista em fraudes de documentos bancários? Com toda a certeza!! Uma especialista no assunto, com conhecimento profundo de diplomática, especificado nesse tipo de documento seria uma verdadeira arma na equipe, otimizaria os resultados sem sombra de dúvidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário