segunda-feira, 1 de junho de 2015

A jovem Catedral de Brasília

Começamos a semana com uma grande comemoração ... Ontem 31/05 foi aniversário de 45 anos de um dos monumentos mais importante e bonito do nosso país: a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, que além de monumento, é um grande símbolo para a Igreja Católica.
Ela que é uma das maiores obras do Oscar Niemeyer com seus diferentes traços,  foi lançada em 1958 e levou 12 anos para ser concluída.


Do lado de dentro, fiéis e visitantes encontram um mosaico de religiosidade e arte, três anjos "flutuam" sobre o salão interno. Esculpidos por Alfredo Ceschiatti, os anjos pesam entre 100 kg (o menor) e 300 kg (o maior) e são sustentados por cabos de aço. Cercando toda a Catedral, estão os vitrais de 30 metros de altura.
Em um pilar, momentos da vida de Maria foram pintados pelo artista Athos Bulcão. A Via Sacra foi desenhada por Di Cavalcanti. Do lado de fora, quatro estátuas em bronze com três metros de altura, esculpidas por Ceschiatti e Dante Croce representam os evangelistas.
A Catedral só ganhou os vitrais coloridos em 1990. A escolha das cores e desenhos foi da artista franco-brasileira Marianne Peretti, única mulher na equipe de Oscar Niemeyer. A artista morava no Rio de Janeiro e viajava para a nova capital quinzenalmente para desenvolver e acompanhar os trabalhos.

Para saber mais sobra a história da nossa linda Catedral acessem: 45 anos da Catedral e Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário