sexta-feira, 20 de março de 2015

Atividade - Plano de classificação.


Plano de classificação.

Fundo: Galeria de arte
Classe: 90
Título: Publicidade
Conteúdo
Subclasse
91
Políticas de publicidade institucional
Estudos, diretrizes e normatizações deferidas pela organização a respeito da publicidade institucional.
92
Campanhas publicitárias
Campanhas propostas ou realizadas pela organização.
92.1
Campanhas internas
Campanhas realizadas ou idealizadas no âmbito da própria instituição. Incluem-se o material de campanha dos mais diversos suportes. Ex: Folder, cartão, vídeos etc.
92.2
Campanhas externas
Campanhas realizadas ou idealizadas para o público externo à organização. Incluem-se o material de campanha dos mais diversos suportes. Ex: Folder, cartão, vídeos etc.

A proposta feita para a criação de um plano de classificação em cima de uma série documental “panfleto de publicidade” de uma galeria de arte levou-nos a criar um plano onde o mesmo se encontraria dentro da classe “90”, relativa a publicidade, adentrando até o grupo “92.2” que trata das campanhas externas.
Por se tratar de um documento publicitário, o folheto de publicidade analisado, sob o foco da galeria de arte, seria um documento de arquivo pois cumpre todos os requisitos: É um documento; surge dentro do contexto administrativo da galeria para atender às demandas institucionais; serve de prova da consecução de uma atividade ou ao menos do planejamento da execução da mesma.
Ao analisarmos mais profundamente, constatamos que o panfleto publicitário em questão, para a galeria de arte, representa não só uma finalidade administrativa, mas também representa a trajetória institucional, marca a instituição e sua história em relação às obras expostas durante seu funcionamento como centro cultural, devendo, no nosso entendimento, ser também considerado um documento de valor permanente para o fundo, devendo a instituição guardar um original da série produzida a cada exposição da galeria.

·         Instituição detentora: Galeria de Arte.
·         Série documental: folheto de publicidade.
·         Função: Servir à administração na consecução das atividades de exposições e posteriormente servir de memória institucional.
·         Classe 90: Publicidade
·         Subclasse 92: Campanhas publicitárias

·         Grupo 92.2: Campanhas externas

Nenhum comentário:

Postar um comentário