Plano de classificação.
Fundo: Galeria de
arte
Classe: 90
|
Título:
Publicidade
|
Conteúdo
|
Subclasse
91
|
Políticas de publicidade institucional
|
Estudos, diretrizes e normatizações deferidas pela organização a
respeito da publicidade institucional.
|
92
|
Campanhas publicitárias
|
Campanhas propostas ou realizadas pela organização.
|
92.1
|
Campanhas internas
|
Campanhas realizadas ou idealizadas no âmbito da própria instituição.
Incluem-se o material de campanha dos mais diversos suportes. Ex: Folder,
cartão, vídeos etc.
|
92.2
|
Campanhas externas
|
Campanhas realizadas ou idealizadas para o público externo à
organização. Incluem-se o material de campanha dos mais diversos suportes.
Ex: Folder, cartão, vídeos etc.
|
A proposta feita para a criação de um plano de classificação em cima de
uma série documental “panfleto de publicidade” de uma galeria de arte levou-nos
a criar um plano onde o mesmo se encontraria dentro da classe “90”, relativa a
publicidade, adentrando até o grupo “92.2” que trata das campanhas externas.
Por se tratar de um documento publicitário, o folheto de publicidade
analisado, sob o foco da galeria de arte, seria um documento de arquivo pois
cumpre todos os requisitos: É um documento; surge dentro do contexto
administrativo da galeria para atender às demandas institucionais; serve de
prova da consecução de uma atividade ou ao menos do planejamento da execução da
mesma.
Ao analisarmos mais profundamente, constatamos que o panfleto
publicitário em questão, para a galeria de arte, representa não só uma
finalidade administrativa, mas também representa a trajetória institucional,
marca a instituição e sua história em relação às obras expostas durante seu
funcionamento como centro cultural, devendo, no nosso entendimento, ser também
considerado um documento de valor permanente para o fundo, devendo a
instituição guardar um original da série produzida a cada exposição da galeria.
·
Instituição detentora: Galeria de Arte.
·
Série documental: folheto de publicidade.
·
Função: Servir à administração na consecução das
atividades de exposições e posteriormente servir de memória institucional.
·
Classe 90: Publicidade
·
Subclasse 92: Campanhas publicitárias
·
Grupo 92.2: Campanhas externas
Nenhum comentário:
Postar um comentário